A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura (Cascais)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10º e 12º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Organizámos este livro em forma de guia de identificação de espécies para permitir, a todos os interessados, identificar e localizar as diferentes espécies de árvores e arbustos do Polo do Secundário da Escola Ibn Mucana.
Na planta de localização das diferentes espécies estão identificadas, com o respetivo número, todas as espécies descritas.
Nas páginas seguintes descrevemos sumariamente as características de cada espécie, organizadas por ordem alfabética dos seus nomes comuns e apresentamos as fotografias que facilitarão a sua identificação.
Na página referente a cada espécie está uma planta da escola em miniatura, com indicação dos locais onde essa espécie pode ser encontrada.

Envolvimento dos alunos:
Iniciámos o trabalho pela identificação de todas as árvores e arbustos existentes. Seguidamente fizemos a pesquisa das características de cada espécie. Ao longo do ano fomos fotografando todos os exemplares de forma a conseguirmos obter imagens do ciclo anual de cada um deles.
Porque só acarinhamos e defendemos aquilo que conhecemos, este trabalho pretende ser uma pequena contribuição para a preservação do nosso Planeta. Conhecer e distinguir as árvores que nos rodeiam, saber um pouco da sua história e das suas particularidades, motivará para a sua preservação.
Move-nos também a vontade de deixar um trabalho que seja uma primeira pedra de uma construção que, esperamos, continue a ser acarinhada e desenvolvida pelas futuras gerações de alunos desta escola. Desejamos acima de tudo que se divirtam nesta descoberta, tanto quanto nós nos divertimos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A concretização deste projeto permitiu-nos adquirir conhecimento científico de uma forma mais dinâmica e deixar a nossa marca neste nosso último ano de ensino secundário.

Divulgação:
Foi realizada uma primeira edição do livro (100 exemplares) Este ano letivo foi feita a sua atualização e ficará em formato digital na página da escola