A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1 de Sargento Mor (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação das várias etapas do trabalho: escolha, formação de grupos, pesquisa, ilustrações, construção do livro de campo, reflexão/avaliação de todo o trabalho desenvolvido.

Apresentação do trabalho:
Apresentação, por parte da professora, dos objetivos do trabalho com o apoio da página Eco escolas;
Com a chegada do caderno foi mostrado um exemplo já feito pela escola anterior;
Os alunos formaram 3 grupos cooperativos englobando os vários anos de escolaridade;
Como cada grupo tinha 4 elementos, não houve consenso na escolha das espécies a trabalhar ou do estudo de Coimbra;
Procedeu-se a uma votação;
Cada grupo foi escolher a espécie natural ou animal a explorar;
O outro grupo escolheu os subtemas da apresentação da escola e cidade;
Após a escolha, a etapa seguinte foi dividir trabalho: pesquisa, ilustração, escrita, fotos;
Elaboração do trabalho;
Apresentação do trabalho;
Entrega e escrita no caderno de campo;
Avaliação dos aspetos positivos e negativos da execução deste trabalho;
Digitalização do trabalho final;
Envio do caderno, via CTT.

Envolvimento dos alunos:
Os 12 alunos da turma foram envolvidos em todas as etapas do projeto: desde a planificação à execução.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto foi enquadrado em todas as disciplinas curriculares: português, TIC, cidadania e desenvolvimento, DAC, aprendizagem em movimento, estudo do meio, matemática. A nível extracurricular os alunos envolveram as famílias quando lhes explicaram o projeto que estavam a desenvolver.

Divulgação:
A divulgação será feita na semana cultural (maio) com a exposição dos vários projetos em que a escola está envolvida. Esta exposição estará aberta a toda a comunidade assim como as atividades extra que estão planeadas para desenvolver nesses dias com a comunidade no recinto exterior da escola.