A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A escola está situada numa área privilegiada, com um espaço envolvente grande e com uma grande variedade de espécies vegetais, e muito espaço com terra, que as crianças podem explorar. No seu projeto já está implementada a educação ambiental e algumas atividades implementadas de preservação da Biodiversidade, tais como: canteiros de plantas, uma horta, hotéis de insetos, etc.
Durante este ano letivo, foram colocadas caixas de ninhos, foi feito um grande hotel de insetos e criadas novas floreiras.
O desafio para o projeto foi lançado às crianças muito naturalmente, dada a sua paixão pelos bicharocos da escola.
De que é que os "bicharocos" precisam para viver? Comida e abrigo.
Então precisamos de construir abrigos - (hotel de insetos, caixas de ninhos e cantinhos para os bichinhos de conta e os caracóis)
E dar comida - (Floreiras, canteiros, horta...)
Como podemos ter mais variedade de plantas? (Polinização)
Atraindo e protegendo os bicharocos.
Definidos os nossos objetivos, fomos realizando as atividades ao longo do ano.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas todas as crianças da sala (19), adaptando as atividades às diferentes faixas etárias. Como exemplo: as ilustrações foram feitas com o contributo de todas as crianças mas os registos escritos, foram feitos pelas crianças mais velhas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento Curricular:
Conhecimento do Mundo: As crianças adquiriram competências sobre os diferentes ecossistemas, espécies de plantas e animais, das cadeias alimentares, conservação da natureza e impactos das atividades humanas na biodiversidade. Foram igualmente abordadas questões relacionadas com a distribuição geográfica das diferentes espécies encontradas, e das características ambientais que sustentam a sua sobrevivência.
Educação Ambiental: Neste âmbito, promoveu-se a consciência sobre a importância da conservação da biodiversidade, através de práticas sustentáveis.
Na Linguagem Oral e abordagem à escrita: foram exploradas várias histórias relacionadas com os temas, que levaram à aquisição de vocabulário específico, e ao desenvolvimento da consciência fonológica; os registos gráficos desenvolveram a motricidade fina e a consciência da palavra escrita.
Matemática: promoveu-se a consciência de número entre outras competências tais como: a simetria, a noção de conjunto, as relações espaciais, etc.

Divulgação:
A divulgação foi feita através da exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano, incluindo o Caderno de Campo em consulta para a comunidade escolar; divulgação do trabalho realizado na equipa Teams de sala, murais digitais na página da Escola, notícias relacionadas na página do agrupamento; divulgação do e-book do Caderno de Campo.