A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º e 8º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais e com a parceria do programa Eco-Escolas e Clube de Ciência Viva (CCV), os alunos foram desafiados a olhar com atenção para o meio ambiente, que os envolve e a forma como as ações de cada um podem contribuir para melhorar o piorar o estado atual do meio em que vivemos.
Nesse projeto estiveram envolvidos os alunos do 7º e 8ºano da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo. Os alunos estudaram nas aulas algumas das espécies que integram o espaço escolar e posteriormente foram ao espaço para as poder identificar.
A turma do 7ºano realizou uma visita de estudo na Várzea de Loures, de modo a conhecer mais da biodiversidade local.
O hotel foi construído pelas turmas de 8ºano, tendo o presuposto da reutilização de materiais, que já não tinham utilidade, restos de madeira, rolos de papel higiénico, pinhas, palha, canas.
O Hotel foi colocado num dos espaços exteriores / jardim da escola, bem perto da horta pedagógica onde se promove também o cultivo de plantas polinizadoras.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos aproximadamente 75 alunos (uma turma de 7ºano e duas turmas de 8ºano).
Na disciplina de Ciências Naturais de 8ºano foram abordados os temas dos fatores abióticos e bióticos; as cadeias alimentares, os objetivos de desenvolvimento sustentável e a exploração de recursos. Os alunos de 8ºano participaram na construção do hotel.
A turma do 7ºano participou no projeto da SPECO: "Pergunta a um ecólogo".
O produto final do projeto foi a criação e colocação do Hotel de Insetos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito deste trabalho esteve envolvida a disciplina de Ciências Naturais – abordando os temas dos fatores abióticos e bióticos; as cadeias alimentares, os objetivos de desenvolvimento sustentável e a exploração de recursos e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no envolvimento das turmas numa problemática que deve ser transmitida e abordada de forma transversal.

Divulgação:
Redes Sociais do Clube Ciência Viva (Página de Facebook e Instagram)
Mostra do projeto no Science Fest dinamizado pelo Clube Ciência Viva e do Eco-Escolas