A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º Ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foi lançado o desafio aos alunos de documentar a diversidade de espécies de flora e de fauna, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que se encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Os alunos aceitaram o desafio e iniciaram o processo de planificar as sessões de campo e de introduzir a aplicação nos telemóveis para a identificação das espécies. Depois nas aulas de Ciências Naturais saíram para o exterior e fizeram o levantamento das espécies existentes no recinto escolar, tiraram fotografias e identificaram as espécies na aplicação do telemóvel. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento fizeram a pesquisa da espécie e a sua ficha técnica. Nas aulas de Educação Visual, os alunos ilustraram a espécie por si escolhida e concluíram nas aulas de TIC, onde elaboraram um caderno de campo com o registo das espécies identificadas.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos do 8.º ano, num total de 60 alunos, nas aulas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e TIC. Os professores das respetivas disciplinas motivaram os alunos para o estudo da fauna e da flora do espaço exterior da escola, conhecer para proteger foi o mote para o arranque deste projeto. Os alunos fizeram todo o trabalho sempre empenhados e muito motivados.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto enquadra-se no currículo de Ciências Naturais no domínio Ecossistemas, interações seres vivos e ambiente e Gestão sustentável dos recursos, proteção e conservação da natureza. Em Cidadania e Desenvolvimento no domínio da educação ambiental. Em Educação Visual na técnica de pinturas em desenho livre e na disciplina de TIC os alunos reforçaram as competências nas áreas do processamento de imagem e pesquisa em sites científicos.

Divulgação:
Foi feita uma exposição na entrada da escola com todos os trabalhos elaborados pelos alunos, dando a conhecer a toda a comunidade educativa a biodiversidade da nossa escola. Posteriormente será publicado no Facebook e Instagram da escola.