A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10ºAno

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos foram desafiados a criarem um caderno de campo digital, composto pelas várias fichas de identificação das espécies encontradas no espaço exterior que rodeia a escola. O modelo da ficha de identificação foi criado pelos alunos sob orientação dos professores.
Numa 1ª fase os alunos realizaram uma saída de campo ao espaço exterior, observaram, fotografaram, utilizaram aplicações de identificação de espécies através do telemóvel.
Numa 2ª fase realizaram pesquisa sobre a espécie selecionada e preencheram a ficha de identificação.
Numa 3ª fase executaram a ilustração da espécie.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 19 alunos, todas as ações relacionadas com a elaboração da ficha de identificação decorreram em contexto de sala de aula.
Os grupos de alunos apresentaram as espécies estudadas através da sua publicação na plataforma digital " Padlet", criando assim um caderno de campo digital.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho surge em estreita articulação com o desenvolvimento curricular na disciplina de Biologia e Geologia do 10ºAno. A primeira temática abordada na componente de Biologia da disciplina incide sobre a "biodiversidade".

Divulgação:
Foi realizada através de publicitação no conselho Eco-Escolas.
Pretende-se prosseguir com esta atividade nos próximos anos letivos, completando e enriquecendo o caderno digital com maior número de espécies e publicitando de uma forma mais abrangente.