A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºanos

N.º de Participantes:
40 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A atividade teve início com a participação das turmas do 8ºB e 8ºD. Em tutoria estes alunos foram divididos em grupos de 2 ou 3 alunos e realizaram trabalho de campo com o objetivo/tarefas de encontrar e fotografar a biodiversidade no espaço escolar (2 fotos por grupo)
Selecionámos as fotos com a participação das mesmas turmas, seguindo-se a pesquisa através do Google, também com a utilização da aplicação Naturalist e livros de campo da FAPAS. Neste contexto tivemos a colaboração da organização da FAPAS com palestras e na identificação das espécies do jardim da escola.
Foram preenchidas as fichas de espécie para todas as espécies encontradas e selecionadas.
A ilustração de cada espécie foi realizada por alunos do 8º Ano aos quais foi distribuída uma ficha para cada espécie a desenhar, a identificar e a descrever as características das mesmas com a menção de espécie nativas ou invasora.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 30 alunos do 8ºano nas aulas de CN. Neste âmbito houve a dinamização da organização FAPAS com palestras e colaboração na identificação das espécies.

Enquadramento curricular e extracurricular:
No currículo do 8ºano a atividade «biodiversidade na minha escola» é uma mais valia, pois permitiu aos alunos aprender, em contexto real, sobre a biodiversidade envolvente, as relações bióticas, a dinâmica do ecossistema e o impacte das espécies invasoras na biodiversidade da escola. Também é de salientar que através da informação que eles adquiriram permitiu que fossem responsáveis em preservar e conversar o jardim e a sua biodiversidade. Este trabalho fomentou nos alunos o gosto pela pesquisa, investigar, em conhecer, identificar as espécies da escola e continuar o trabalho implementado.

Divulgação:
A divulgação foi feita a partir da criação de um Book Creator, blog, disponibilizado no classroom do Projeto Eco-Escolas e na Página da Escola.
Será realizada, na última semana de aulas, uma exposição com as ilustrações realizadas pelos alunos.