A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1 de Loureiro 2 (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Todas as quartas e sextas feiras, os alunos da turma implementam atividades em que usam o computador. O grupo escolheu realizar o trabalho utilizando o programa de software Canva. Assim, numa primeira fase levavam o caderno diário da escola para recolherem apontamentos sobre as suas observações(foto1-azevinho). Numa segunda fase e utilizando o computador faziam pesquisas com utilização do Biodiversity4all e no site do Parque Biológico de Gaia. Posteriormente, cada grupo fazia a sua página do Caderno do aluno no programa Canva Educativo. Estando a turma inscrita como grupo neste programa assim que acabavam a sua página partilhavam no item projeto do mesmo programa. As fotos tiradas das situações reais e dos desenhos foram partilhadas no Canva, dentro do grupo TURMA LR2-B para que os alunos utilizassem na sua própria página do caderno.

Envolvimento dos alunos:
Os 23 alunos da turma foram envolvidos quer fora quer dentro da sala. Este trabalho levou a que os alunos organizassem uma remodelação do espaço exterior com novas plantas, o que aumentou a biodiversidade.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável foi trabalhada na Oferta Complementar; as espécies em perigo foram tema para realização de vários textos informativos. Desenvolvemos a capacidade de concretização do desenho mais próximo da realidade.
De forma extracurricular foi pedido aos professores destas atividades que concretizassem a observação de aves nas horas em as mesmas estão mais presentes, principalmente de manhã a partir das 7h30.

Divulgação:
A divulgação foi realizada través de cartazes expostos no dia do agrupamento, sala Classroom, Escola Virtual, através dos próprios alunos que ao divulgar em casa traziam de volta o estudo da biodiversidade das suas casas.