A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Externato de S. José (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi proposto a uma turma do 10.º ano, no início do segundo período, quando foi iniciada a biologia. Os alunos foram durante 90 minutos fotografar, recolher amostras, desenhar todos os seres vivos que lhes suscitasse interesse. Posteriormente foram para o laboratório e analisaram ao microscópio, com a lupa de mão, com recurso a guiãos e chaves dicotómicas para identificar as espécies recolhidas. Foi pedido de seguida para selecionarem uma espécie por aluno e irem preenchendo informações relativas à mesma conforme fosse lecionado durante as aulas. Foi criada uma tarefa na plataforma Teams para os alunos entregarem a tarefa realizada.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 20 alunos, como já foi referido em cima.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Está inserido na disciplina de Biologia e Geologia, nomeadamente nos domínios: Biodiversidade; Obtenção de matéria e Distribuição de Matéria. Assim como o contacto direto com a Biodiversidade, o recurso à fotografia, ao desenho e a outras tecnologias.

Divulgação:
Os trabalhos foram apresentados às outras turmas de secundário e está previsto efetuar uma exposição para os restantes elementos da comunidade educativa no final do ano letivo.