A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Damião de Góis (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho começou por ser apresentado à turma do 7º A pela professora bibliotecária, simultaneamente professora de História da turma, como um desafio de conhecer e dar a conhecer os espaços verdes da escola, particularmente ricos em espécies vegetais. A organização curricular em Domínios de Autonomia Curricular (DAC) durante alguns dias do início do 3º período permitiu da concretização do trabalho, envolvendo a quase totalidade das disciplinas, estruturado nas seguintes etapas:
1-Apresentação do projeto ao Conselho de Turma e planificação das tarefas distribuídas pelos tempos das disciplinas e DACs (Ciências / Físico-química e Geografia e História).
2-Organização do trabalho com a turma: apresentação do projeto na página do Eco-Escolas; redefinição de objetivos; planificação das etapas do trabalho seguindo um guia de pesquisa; escolha dos pares de trabalho
3-Realização do trabalho:
3.1- Observação e identificação de espécies, com recurso às aplicações iNaturalist e Plantnet. Cada par fotografou várias espécies.
3.2- Sistematização das espécies fotografadas e respetiva localização geográfica a nível mundial, com o professor de Geografia. Escolha das espécies que seriam objeto de estudo. Criação das páginas dos cadernos de campo.
3.3- Pesquisa de informação, seguindo o guia de pesquisa.
3.4- Tratamento da informação; validação e produção de um primeiro texto. Uso dos recursos disponibilizados na página do Eco-Escolas para o efeito, documentos livro da BE e esclarecimentos da coordenadora do CEF de Jardinagem (fundamentais para entendermos a presença de algumas espécies na escola, resultado de um projeto anterior, “Vamos construir o nosso Jardim Botânico”).
3.5- Realização das ilustrações; escolha das fotografias.
3.6- Finalização das páginas dos cadernos de campo.
3.7- Escolha das cinco páginas / espécies a apresentar a concurso em função de critérios discutidos com os alunos.
3.8- Autoavaliação do processo de trabalho.
4-Divulgação do trabalho à comunidade e submissão dos cinco selecionados.

Envolvimento dos alunos:
Total de 20 alunos. Os alunos foram envolvidos em todas as fases do projeto de forma ativa apresentando propostas e o desenvolvimento do trabalho.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Todas as disciplinas. Colaboração da Biblioteca Escolar e Coordenação do CEF de Jardinagem.

Divulgação:
Exposição dos cadernos de campo integrada no dia da Biodiversidade; divulgação nas redes sociais da Biblioteca; prevista nova exposição para o dia Mundial do Ambiente (5 de junho).