A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de Caramos (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Jardim Infância e 1.º CEB

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Inicialmente, cada turma procedeu ao registo fotográfico ou em vídeo, da biodiversidade que ia observando.
Na segunda fase, reuniu-se a documentação obtida e procedeu-se à sua seleção para não se repetirem seres vivos nas diferentes turmas.
A partir daí, cada turma trabalhou a biodiversidade que lhe foi "atribuída".

Envolvimento dos alunos:
Todos os alunos, de todas as turmas, foram envolvidos no processo. O interesse, a participação e a autonomia, variaram ao longo do processo;
Cada turma, procurou contextualizar/adequar o trabalho de pesquisa sobre a biodiversidade, nos conteúdos curriculares em exploração. Também, em algumas situações, se contou com a colaboração da Família; nomeadamente em pesquisas e partilha de saberes.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Cada docente procurou dirigir o processo enquadrando as pesquisas desenvolvidas nos conteúdos curriculares em curso; sendo que as expressões foram um auxiliar muito atrativo para todos.
As metodologias usadas foram geridas livremente por cada docente, na sua turma.

Divulgação:
A divulgação do trabalho desenvolvido foi veiculada essencialmente através do Painel Eco-Escolas.