A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
pré-escolar(3-4 anos)

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Em Março, o grupo da Sala Azul com 24 crianças de 3 e 4 anos, teve oportunidade durante uma sessão de sensibilização, com a Dª Lucie Mota da FlowerLab, acerca da importância da Polinização, ficar a saber o que é a biodiversidade.
A partir daqui o tema começou a ser explorado na sala, tanto através de momentos de conversa em grande grupo; como através de histórias/enciclopédias que fomos vendo quer em livros, quer digitalmente.
Combinámos que pelo menos uma vez por semana sairíamos ao exterior da instituição e ao espaço envolvente na aldeia, para observarmos a fauna e a flora existente.
Fomos encontrando algumas espécies de insetos, que conseguimos captar fotograficamente a muito custo, pois com o barulho e a aproximação repentina das crianças para observar, a maior parte “voava” literalmente.
Em relação às plantas, e como aprendemos que tanto as abelhas, como as moscas, borboletas e outros insetos precisam muito delas para recolher o pólen para concretizar a polinização, então também não as devemos apanhar, nem espezinhar. Visto isto recorremos também à fotografia para captar a imagem e posteriormente analisar as mesmas, em contexto sala.
Com as vivências e fotografias recolhidas no exterior, fizemos pesquisas no telemóvel e no computador, no Google, que comparámos com as imagens que nos foram surgindo.
Atendemos às suas caraterísticas (tamanhos, cores, texturas, cheiros,…) e posteriormente à sua representação gráfica. Aqui, desenhou quem quis e elegemos as que fossem mais parecidas com as fotos recolhidas.
Posteriormente, a Educadora do grupo foi dando a conhecer às crianças a ficha técnica das espécies, onde compilou o trabalho recolhido.

Envolvimento dos alunos:
Dada a idade das crianças, houve momentos em que todo o grupo participou na atividade como por exemplo, as saídas ao exterior, pois é algo que todos apreciam fazer. No entanto, nos momentos de observação das plantas e das espécies, tiveram de ser organizados pequenos grupos, assim como aquando do momento de representação gráfica, em que foram feitos grupos de 4-6 crianças de cada vez.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade está relacionada com a área do conhecimento do mundo.

Divulgação:
A Educadora do grupo foi dando a conhecer às crianças a ficha técnica das espécies, onde compilou o trabalho recolhido. Com estas, foi elaborado um painel coletivo que se encontra exposto no hall do pré-escolar da instituição a que toda a comunidade educativa tem acesso e pode observar.
Foi também criado um pequeno livro que está ao alcance das crianças, no cantinho das histórias, da sala azul para quem quiser ver.
Foi ainda elaborado um pequeno filme com algumas fotos de todo este processo que foi divulgado aos encarregados de educação, para o conhecimento destes, na plataforma utilizada na instituição para comunicar entre a mesma e as famílias.