A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Integrado nos temas do ano, Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar, do nosso caderno de campo consta numa pequena amostra da Vida (flora, líquenes e artrópodes) que podemos observar no recinto da nossa Escola.
A atividade foi dividida em três segmentos, modelo de Orion (antes, durante e depois).
Para cada segmento/aula os alunos definiam com a professora o que fazer e discutiam o ponto de situação.
Em sala de aula
O desafio:
- A professora de Biologia e Geologia desafiou a turma para este projeto.
A resposta
Os alunos aceitaram porque “Assim vamos aprender “coisas” da disciplina de maneira diferente e principalmente vamos ter aulas fora da sala de aula!!”
Antes da aula no exterior:
Divisão da turma constituída por 22 alunos em cinco grupos.
Cada grupo escolheu um local diferente da escola e definiu setores de trabalho (Anexo 1).
Reforço dos objetivos do projeto e sensibilização para o cuidado a ter com os seres vivos que iriamos encontrar.
No exterior:
Em cada setor cada grupo fotografou os exemplares que quis e/ou achou mais interessante.
Realizaram-se três segmentos de aula distanciados no tempo (3x 25 min), o que permitiu percecionar algumas alterações na fauna, mas principalmente na flora.
Em sala de aula, de novo
Cada grupo identificou as espécies dos diferentes seres vivos com auxílio da aplicação iNaturalist / Biodiversity4All.
Foram desenhados os seres vivos… a parte mais difícil. A turma tem 5 alunas que desenham muito bem, o que foi, uma revelação e também muito gratificante para as mesmas.
O trabalho colaborativo intra e intergupos foi também uma mais valia deste projeto que deve estar sempre presente, mas aqui é evidenciado na área transversal de Cidadania e Desenvolvimento.
Em grande grupo foram selecionadas as 17 melhores fotos de espécies diferentes a integrar o Caderno de Campo.
Procedeu-se finalmente a todo um conjunto de procedimentos relacionados com as fotocópias, digitalizações, …. Até concretizar o objeto final – O caderno de campo.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos os 22 alunos da disciplina de Biologia e Geologia do 10ºano. Desenvolveram um trabalho de grupo e posteriormente em grande grupo seguindo a metodologia e organização já referida.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Os objetivos propostos :
- Desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo;
- Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola;
- Desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projectos;
- Incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger;
São objetivos que se integram sem esforço nas Aprendizagens Essenciais de Biologia e Geologia do 10º ano, no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e ainda em Cidadania e Desenvolvimento, área transversal no Ensino Secundário.
No que concerne à disciplina de Biologia e Geologia, os domínios integradores são:
Domínio 1:Diversidade na Biosfera - A Biosfera
Domínio 2: Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos e autotróficos
Domínio 3: Distribuição da matéria, transporte nas plantas, transporte nos animais
Domínio 4: Transporte e utilização de energia pelos seres vivos, trocas gasosas nos seres multicelulares
Atendendo a estes domínios, a descrição de cada espécie reflete, de um modo resumido, as Aprendizagens Essenciais plasmadas na planificação da disciplina.

Divulgação:
– Exposição fotográfica (todas as fotos)
- Colocação de QR codes nas espécies de maior porte
- Colocação de exemplar do caderno de campo na Biblioteca da EBSFV
- O caderno de campo será ainda divulgado a toda a comunidade no Stand do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos na Expo Associações e Tasquinhas das festas de S. João de Figueiró dos Vinhos.