A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
As professoras das atividades extracurriculares do Núcleo Ambiental e da Expressão plástica, aceitaram o desafio do programa Eco-escolas e desafiaram 6 alunos da turma A do 6º ano a participar na iniciativa “A Biodiversidade da minha escola”.
Os alunos aceitaram com entusiasmo o desafio. Começaram por fazer os cadernos de campo e as caixas de recolha (utilizaram caixas de ovos de cartão). De cadernos na mão, guias de campo, binóculos e lupas, partiram para a exploração do pátio da escola. Após a 1ª exploração escolheram as espécies para ilustração e identificação. Fizeram várias saídas e os primeiros esboços foram realizados ao ar livre. Em sala de aula melhoraram as ilustrações e identificaram as espécies, com a ajuda de guias de campo e de aplicações digitais como o Seek e o iNaturalist. Para a capa dos trabalhos finais, os alunos utilizaram papel, que foi reciclado pelo grupo.

Envolvimento dos alunos:
A atividade foi recebida pelos alunos com entusiamo, ao longo da dinamização os alunos estiveram sempre muito motivados e interessados.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade foi dinamizada no âmbito das atividades extracurriculares do 2º ciclo, Núcleo Ambiental e Expressão plástica.
Através da realização desta atividade os alunos conseguiram também explorar e mobilizar aprendizagens essenciais preconizadas nos currículos das disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual do 2º ciclo.

Divulgação:
O trabalho será exposto na exposição de final de ano letivo que se realizará na última semana de aulas do 3º período.
A atividade será também partilhada no blogue dos Guardiões do Ambiente ( https://guardioesambiente.blogspot.com/ ) e nos canais de comunicação e divulgação da Casa Pia de Lisboa.