A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6º ANO

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este trabalho foi desenvolvido pelos 26 alunos da turma 6º E, da escola EB 2,3 de Gualtar, envolvendo as disciplinas de ciências da natureza e DT / alunos, com a motivação da professora da disciplina.
No âmbito das aulas de Ciências naturais foi abordado o tema da Biodiversidade, bem como a sua importância. Os alunos fizeram uma saída de campo ao recinto escolar para a recolha de fotografia e identificação de plantas e animais, com a ajuda de aplicações móveis, "iNaturalist " e "Biodiversity 4All ".
Já em sala de aula, os alunos divididos em grupo fizeram pesquisas sobre os seres vivos identificados e procederam à ilustração para a elaboração do caderno de campo. Após a pesquisa e caderno realizado, foi feita uma exposição na sala do aluno para dar a conhecer à comunidade escolar algumas das espécies que habitam a nossa escola.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos foram motivados pela professora da disciplina de ciências / diretora de turma / professora envolvida no projeto eco escolas, a participarem em projetos do eco escolas.
Numa aula foram apresentados os vários projetos, tendo estes optado pela "A Biodiversidade da minha escola", tema que os motivou, pois acharam que iriam conhecer melhor a fauna e flora que se encontra em contexto de recreio escolar - " conhecer o que está à nossa volta" e de dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola, através dos seus trabalhos.
O facto de terem de fazer observações exteriores, (aulas ao ar livre) entusiasmou-os bastante .

Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade enquadra-se no na disciplina de Ciências Naturais nos temas " biodiversidade animal e vegetal" já lecionados na turma; incentivou o trabalho colaborativo de investigação e aumentou o conhecimento sobre as temáticas relacionadas com a biodiversidade da região onde se localiza a escola.

Divulgação:
Foi feita uma exposição na sala do aluno para dar a conhecer à comunidade escolar algumas das espécies que habitam a nossa escola.
Foi divulgado no Blogue Eco-escolas e jornal escolar.
Também foi colocado no facebook, grupo coordenadores Eco escolas e na página pública do Eco Escolas.