A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Pêro Vaz de Caminha (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º, 8º e 9 anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos realizaram uma aula de campo que consistiu na observação das diversas espécies da flora e fauna existente no jardim próximo da escola (Jardim da Arca D’Agua), e também dos jardins da Escola. Fizeram a identificação das plantas ali existentes através da aplicação Plantnet e fizeram o registo fotográfico. Já na escola e em casa, os alunos realizaram pesquisa em livros e na internet , de forma a descobrirem mais características e curiosidades das espécies identificadas, a constar na ficha de identificação de cada espécie para a elaboração do Caderno de Campo.
Tivemos a presença de um técnico de educação ambiental que veio ajudar e tirar duvidas.

Envolvimento dos alunos:
Os 20 alunos de diferentes turmas do 3º ciclo da escola estiveram envolvidas na atividade que se dividiu em duas fases: a fase de campo e a fase de pesquisa, nomeadamente exploração do jardim, a identificação das plantas/animais observados, a pesquisa de informação e a elaboração do caderno de campo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Ciências Naturais - as partes da planta; o ciclo de vida da planta;
Educação Visual - desenho da espécie pesquisada;

Divulgação:
A atividade foi divulgada no placard do Eco-Escola que se encontra na sala dos alunos e nas redes sociais. Também foi feita a sua divulgação no Dia da Escola com a exposição Esta exposição esteve aberta a toda a comunidade assim como as atividades extra que estão planeadas para desenvolver nesses dias com a comunidade no recinto exterior da escola.