A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Numa primeira fase, abordamos o conceito de Biodiversidade, visualizando alguns vídeos temáticos sobre o assunto. De seguida, passamos para a exploração do jardim, de modo a identificar plantas e animais ali existentes, recorrendo ao google lens. Considerando a existência de uma grande variedade de plantas foi necessário proceder à seleção das mesmas e dos insetos a pesquisar para o Caderno de Campo. Posto isto, procedemos à pesquisa em livros existentes na Biblioteca, fazendo um breve resumo a constar na ficha de identificação dos respetivos animais e plantas. O trabalho final foi exposto na escola e, posteriormente, será compilado em livro para ficar na Biblioteca, com a possibilidade de ir criando as fichas de identificação dos restantes elementos do nosso jardim. Igualmente, este trabalho tem vindo a ser partilhado no Facebook da escola, em articulação com outras atividades. Os alunos criaram, ainda, as placas de identificação de várias plantas existentes no jardim da escola.

Envolvimento dos alunos:
Foi envolvida uma turma de 3º ano, com o total de 17 alunos, embora as restantes turmas de 3º e 4º anos também tenham realizado trabalhos na área da Biodiversidade e colaborem noutros projetos como “Um jardim às cores”, no sentido de ajudarem a manter aquele espaço cuidado. Igualmente, estas turmas estão a desenvolver trabalhos para o Dia Internacional da Biodiversidade. O envolvimento dos alunos passou pela exploração do jardim, a identificação das plantas/animais observados, a pesquisa de informação, a colocação de placas de identificação previamente feitas e a elaboração do caderno de campo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho desenvolvido tem lugar em contexto de Biblioteca e em contexto curricular, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio.

Divulgação:
O trabalho em questão é divulgado à comunidade educativa em diferentes momentos: através de exposição, do Facebook e da Biblioteca da escola.