A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi organizado em cinco momentos diferentes:
1- Recolha de imagens da biodiversidade escolar (1 aula de 45 minutos). Permitido o uso de telemóvel para captar imagens.
2- Identificação das espécies encontradas e atribuição da nomenclatura científica (1 aula de 45 minutos)
3- Pesquisa das caraterísticas das espécies encontradas (1 aula de 45 minutos). Permitido o uso de PC e telemóvel.
4- Colocação das imagens do trabalho e nome da espécie numa plataforma padlet (45 minutos)
5- Elaboração do trabalho, seguindo as regras estipuladas (45 minutos)

Envolvimento dos alunos:
O desafio foi desenvolvido em duas fases distintas:
Numa primeira fase foi lançado o desafio do concurso aos alunos tendo sido disponibilizados
os objetivos e o respetivo regulamento na plataforma Classroom. Posteriormente numa das
aulas de Ciências Naturais os discentes foram fotografar, sob orientação da professora, alguns
dos exemplares de espécies que temos presentes nos espaços exteriores da nossa escola.
De seguida, efetuaram pesquisa sobre as espécies fotografadas com auxílio de guias de
identificação e outros elementos bibliográficos e recorreram também a aplicações móveis,
como o PlantNet / Biodiversity4All.
Na segunda fase em articulação das disciplinas de Ciências Naturais, Tecnologias de
Informação e Comunicação e Educação Visual, os alunos elaboraram o caderno de campo da
espécie e a respetiva ilustração.
Entre os trabalhos elaborados pelos alunos foi feita uma seleção de seis mediante um conjunto
de critérios estabelecidos pelo regulamento do concurso e professores envolvidos.
Na Comemoração do Dia Eco-Escolas serão expostas na escola todas as ilustrações
realizadas pelos alunos.
Durante todo o processo os alunos participaram de forma ativa e com grande entusiasmo,
tendo despertado para uma observação mais atenta para a biodiversidade na (minha) escola.
Esperamos ter contribuído com este projeto para a sensibilização de toda a comunidade
escolar, para a preservação das espécies e conservação dos seus ecossistemas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho está perfeitamente enquadrado no programa do 8º ano de Ciências Naturais, que aborda temas como a biodiversidade e a preservação das espécies.

Divulgação:
Através de uma exposição de todos os trabalhos no átrio escolar, assim como referência ao projeto nas redes sociais da escola.