A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica da Ericeira (Mafra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito do Projeto “A Biodiversidade da minha escola” os alunos têm a oportunidade de conhecer o património natural, rico e vivo do habitat florestal envolvente à escola.
As florestas são estruturas complexas e vitais na manutenção do equilíbrio ecológico da Terra. Fornecem inúmeros serviços de ecossistemas, desde a regulação atmosférica e hídrica à proteção do solo contra a erosão; dão provisão de alimentos, materiais e abrigo para inúmeros seres vivos, e são ainda locais de bem-estar e lazer para o Homem.
A descoberta deste ecossistema pelas gerações mais novas é um passo necessário e essencial na progressão do desenvolvimento sustentável, permitindo formar cidadãos que partilham harmonia, respeito e empatia entre si, comunidade e natureza.
Podemos dizer que a célebre frase “Conhecer para proteger” é o mote para a formação de cidadãos conscientes e respeitadores da biodiversidade e ecossistemas.
Desta forma, neste projeto estão a ser promovidas atividades dedicadas à observação e investigação das espécies na floresta, proporcionando exaustivamente momentos de contacto com a natureza.
Com as ações em desenvolvimento pretende-se que os alunos se tornem bons observadores, que sejam capazes de procurar detalhes e que consigam descrever as características observadas.
Nas aulas pretende-se introduzir temas e conceitos sobre a ecologia (espécies exóticas e invasoras, polinizadores, etc.), a biologia dos diferentes grupos de animais, plantas e fungos (anatomia, alimentação, etc.), curiosidades e outras informações relevantes.
Foram ainda criadas atividades complementares, tal como a construção de comedouros para aves invernantes com materiais reutilizados e abrigos para insetos com materiais naturais do pinhal.

Envolvimento dos alunos:
Alunos do 1.º ano da Escola EB1/JI da Ericeira, professora da AEC Forest School e professores titulares.
Os alunos irão desempenhar um papel importante na investigação das espécies observadas e recolhidas, através de:
- Partilha de conhecimentos e histórias,
- Desenho descritivo do que observaram,
- Observação das espécies com ferramentas (lupas manuais) e descrição verbal.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Durante o decorrer das ações têm sido estabelecidas várias articulações com os temas abordados curricularmente, nomeadamente: grupos de animais (insetos, aves, répteis, etc.); partes das plantas angiospérmicas; fases de crescimento das plantas; conhecer espécies de plantas nativas, exóticas e invasoras; relevo (plano, acidentado, inclinado e seus perigos); atividades económicas - agricultura (resina, madeira) e alimentação (pinhões e plantas comestíveis).

Divulgação:
Ao longo do ano foram elaborados cartazes sobre as atividades, tal como os cadernos da floresta que foram estudados em família. Os alunos motivaram os pais a fazer visitas a florestas.
Elaboração do slogan "Se cuidarmos da Terra, a Terra cuida de nós" como apelo das turmas à proteção da natureza.