A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º anos

N.º de Participantes:
30 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi proposto a todos os alunos da escola, com o respetivo regulamento. Apenas aoresentaram trabalhos os alunos do 5.ºD e os alunos que frequentam o Clube Eco-Torcatinho. Os alunos fizeram saídas de campo acompanhados pela professora da disciplina de Ciências Naturais e a Coordenadora do Clube Eco-Torcatinho. A coordenadora do Programa Eco-Escolas ajudou na identificação das espécies e facultou alguns livros e sites para pesquisa da informação necessária.

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos no projeto "A Biodiversidade da minha Escola", todos os alunos do 5.º ano de escolaridade e alunos que frequentam o Clube Eco-Torcatinho, 78 alunos, foram sensibilizados para a importância da preservação das espécies locais e, com a ajuda da Coordenadora do Programa Eco-Escolas e Professora de Ciências Naturais. Foram entregues 26 trabalhos concluídos, realizado pelos alunos do 5.º D e do Clube.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O Projeto "A Biodiversidade da Escola" permitiu que os participantes ficassem a conhecer a biodiversidade local, a importância da preservação das espécies e desenvolvessem hábitos de pesquisa, de ilustração e identificação de espécies e no final registassem toda a informação recolhida. Foi envolvida a disciplina Ciências Naturais e o Clube Eco-Torcatinho.

Divulgação:
A divulgação foi feita na Classroom do Programa Eco-Escolas, a que todos os Eco- Conselheiros têm acesso, Os trabalhos serão expostos no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) a toda a comunidade escolar no placard do Eco-Escolas e posteriormente na página do Facebook do agrupamento.