A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este projeto começou por ser um desafio lançado a alguns alunos do 8ºano de escolaridade, turma F, na disciplina de Ciências Naturais. Integrado no conteúdo Ecossistemas, fatores abióticos que caracterizam fisicamente os mesmos e fatores bióticos que estabelecem as relações entre os seres vivos que os integram, procurámos olhar para o espaço verde envolvente ao edifício escolar como sendo um ecossistema. Para a maioria das pessoas, este espaço é apenas um “tipo” de jardim onde as “ervas” muitas vezes indesejadas vão crescendo de forma indiscriminada até ao momento em que necessitam de ser cortadas, sendo por isso, este ecossistema invisível aos olhos dos mesmos. Nesta medida sentimos necessidade de chamar a atenção da comunidade escolar para este ecossistema assim como para a sua importância. Então surgiu a ideia de construir um álbum digital com as espécies silvestres encontradas na zona verde que rodeia a escola.
Na desenvolvimento do trabalho pretendeu-se:
- Caracterizar o ecossistema na zona envolvente da escola. (níveis de organização biológica e biodiversidade a partir da recolha de dados do campo)
-Relacionar o surgimento da biodiversidade espontânea com os fatores abióticos (luz, água, temperatura).
- Identificar as adaptações dos seres vivos aos fatores abióticos.
Previamente foram lecionados conceitos associados à dinâmica de ecossistemas.
Além disso, também foram dadas indicações prévias sobre a recolha das fotografias, como por exemplo nos exemplares de plantas para além de apanhar a flor apanhar sempre que possível as folhas, registar sempre mais do que uma imagem do mesmo exemplar para posterior seleção. Voltar ao mesmo espaço verde com condições atmosféricas distintas a fim de percecionar o tipo de seres vivos que visitam o local.
Foram utilizados os seguintes recursos telemóvel, computador e Aplicação i Naturalist.
O trabalho foi realizado ao longo do 2º e 3º períodos por ter sido a partir do momento em que as plantas iniciaram a floração e assim de mais fácil classificação.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 6 alunas das quais duas tem medidas adicionais.O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de turnos de Ciências Naturais. Durante a construção do álbum digital as alunas sentiram necessidade de perceber sobre os tipos de seres vivos que habitam de modo espontâneo a área da escola, a dependência que os seres vivos têm dos diversos fatores abióticos e a sua função na interação entre os diferentes elementos bióticos, uma vez que as espécies de plantas iam surgindo espontaneamente nas zonas verdes à medida que as condições ambientais eram as mais propicias e atrás delas surgiam as espécies animais.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Indicação dos diferentes passos ou descrição sobre como a aula será conduzida pelo professor. Estruturar a descrição utilizando estes pontos principais:
a) Introdução – A introdução ao conteúdo ecossistemas, constituição e sua dinâmica foi realizada tal como preconizado na planificação durante as aulas. No início do ano letivo, foi lançado o desafio à turma de fazer o levantamento da fauna e flora espontânea da escola, para o qual se voluntariaram 6 alunas.
b) Desenvolvimento – A partir do momento que a equipa de trabalho foi constituída foram estabelecidas tarefas e os objetivos a atingir com essas tarefas. Como por exemplo, foram distribuídos as alunas participantes por cada setor de zona verde. Foi explicado o que deviam procurar e como deviam registar. Este trabalho de registro decorreu essencialmente durante o período de almoço que sobrava às alunas a seguir à refeição. Posteriormente, houve o tratamento das imagens que consistiu em selecionar as melhores para os diferentes exemplares registados. E seguiu-se a classificação das espécies através da aplicação i Naturalist. Por fim, e uma vez com o nome específico, fomos consultar as características de cada espécie selecionando a informação que nos era adequada.
c) Conclusão – No final do nosso trabalho, construímos um álbum digital de fotos com a informação sobre as espécies espontâneas encontradas no nosso ecossistema escola.
É de salientar que este projeto não se extingue este ano letivo, uma vez que novas espécies podem surgir a qualquer momento, basta que as condições do meio sejam as favoráveis. Assim, pretende-se que no próximo ano letivo, outra turma do 8ºano de escolaridade dê continuidade ao levantamento das espécies silvestres que habitam no espaço verde/envolvente à Escola.
Além disso, queremos ainda acrescentar no documento final algumas características sobre cada espécie identificada.
Este projeto adequa-se à inclusão, uma vez que tem por base um trabalho de recolha de material de campo através de fotografias, que pode ser feito individualmente ou em grupo. Ainda, o uso de aplicações através do telemóvel e/ou computador permite que o aluno de modo autónomo pesquise de acordo com a sua curiosidade e vontade em avançar com o trabalho e ir mais longe.

Divulgação:
Através das redes da escola - https://www.facebook.com/100056857447693/videos/277081201425266/