A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB Sebastião da Gama (Estremoz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O tema foi apresentado aos alunos e, desde logo, o entusiasmo dominou as aulas de Ciências Naturais. Os alunos formaram grupos de trabalho e cada grupo planificou o seu trabalho . Este plano teria que englobar 3 tópicos obrigatórios: reportagem fotográfica no recinto escolar, a pesquisa de informação (em livros e/ou Internet) sobre os seres vivos encontrados (Biblioteca Escolar) e a apresentação do trabalho à comunidade escolar. Cada grupo, depois de explorar o recinto escolar (que é bastante amplo), teria que escolher um grupo de seres vivos sobre os qual se iria especializar. Foi ainda distribuído um pequeno caderno aos alunos para registo de informação, o registo de imagens foi feito através dos telemóveis dos alunos.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas as turmas de 7º ano, num total de 42 alunos.
O facto de haver uma aula de CN, semanalmente, no exterior da sala de aula motivou os discentes. Esta aula decorreu ao longo do 2º período e em articulação com FQ.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Como o programa de 7º ano é essencialmente Geologia, a observação de algumas rochas e o estudo do solo foi o elo de ligação com o tema Biodiversidade. Também foram recordadas algumas aprendizagens essenciais de 2º ciclo, sobre classificação de seres vivos, necessárias ao 8º ano.

Divulgação:
Cada grupo de alunos escolheu as melhores fotografias e elaborou cartazes informativos (e muito coloridos) mostrando a diversidades de seres vivos que povoam o amplo recinto da Escola Básica Sebastião da Gama em Estremoz.
A exposição terá lugar na próxima semana (29 de maio a 2 de junho).