A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito do desenvolvimento do programa curricular de Ciências Naturais do 8ºano, segundo a temática “Sustentabilidade na Terra”, planificaram-se em sede de grupo disciplinar (G520), algumas atividades de campo, laboratoriais ou em espaço de aula, de forma a sensibilizar e desenvolver capacidades de observação, espirito critico, pesquisa, partilha, desenvolvimento interpessoal, ou seja formar crianças e adolescentes conhecedores e interventivos num ambiente de que fazem parte e cujo futuro também depende de si. O projeto eco escolas e os diferentes subprojectos que vão surgindo, constituem instrumentos mais ou menos apelativos em função da realidade específica de cada escola, da concretização dos objetivos referidos, possibilitando uma aprendizagem mais apelativa e envolvente, em que o conhecimento é progressivamente construído, embora com linhas orientadoras e supervisão do professor, sendo assim sem dúvida, mais significativo, por cada experiência vivida.

Envolvimento dos alunos:
. A identificação e conhecimento de espécies no concelho envolveu todas as turmas do 8ºano de escolaridade e neste projeto concretamente as turmas B e C, num total de 40 alunos. Em março, apresentou-se o projeto, definiram-se grupos de trabalho (1 a 3 alunos) e delinearam-se estratégias de concretização e explicitaram-se critérios de avaliação. Com as condições primaveris, os dias mais longos, o sol, estivam criadas as condições para se iniciar as observações no recinto da escola. Estas aconteceram especialmente em aulas/turno, onde após as recolhas (digitais) foi feita a seleção da espécie sobre a qual se desenvolveria a pesquisa. Na sua maioria, foi muito bem aceite a elaboração dos esboços, e verificado o prazer de cada um na sua realização. Mais complexa, foi a tarefa de cumprimento de prazos, aspeto muito importante a desenvolver e sempre solicitado ao longo do percurso escolar de cada um.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A escolha deste projeto, parte do contexto de envolvência da escola em termos de localização geográfica, contexto socioeconómico e laboral, na medida em que nos encontramos numa zona relativamente rural onde o contacto com a natureza e as atividades aí decorrentes são uma realidade diária da maioria dos alunos. Por outro lado, o próprio espaço físico da escola, oferece alguma diversidade de espécies que constituem material de laboratório aberto e ainda um bom espaço de lazer.A seleção dos melhores esboços foi feita em turma, procurando não ferir suscetibilidades e reforçando a importância da participação para a concretização da aprendizagem em termos científicos e artísticos, esta última tão importante no equilíbrio de cada um. Por último a divulgação do trabalho realizado, onde se trabalharam algumas competências digitais (tratamento de imagem, texto, comunicação, divulgação). Em cada aula foi-se fazendo o balanço do trabalho em desenvolvimento e a autoavaliação de cada concretização de forma a enfatizar-se as competências do domínio socio -afetivo como parte integrante e fundamental da avaliação. Na avaliação final de ano constará esta tarefa como mais um instrumento de avaliação que contemplou o domínio cognitivo associado ao domínio das atitudes.

Divulgação:
A divulgação do trabalho será feita na página eco escolas/agrupamento, exposição de final de ano, e em conselho eco escolas onde estarão presentes alunos representantes dos diferentes anos de escolaridade, autarquia, associação de pais, centro de saúde, direção, professores da equipa.