A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB Fernando Caldeira (Águeda)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Powerpoint de introdução ao tema

Apresentação do trabalho:
Inicialmente o trabalho foi apresentado numa aula na qual os alunos aprenderam sobre os diferentes tipos de ecossistemas, espécies de plantas e animais, cadeias alimentares e a importância de cada ser vivo para o equilíbrio do ambiente. Além disso, utilizou-se o recurso de um powerpoint com fotografias e vídeos, para mostrar exemplos concretos da biodiversidade ao redor do mundo.
Seguidamente, explorou-se a biodiversidade prática na escola .Neste caso, os alunos realizaram sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar, fizeram estudos de campo para identificar espécies de plantas e animais presentes na escola, apresentando posteriormente à turma. Esta abordagem prática estimula o senso de descoberta e a curiosidade científica dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove uma conscientização sobre a importância de preservar a diversidade biológica do seu próprio ambiente.
Ao abordar a biodiversidade na escola, é essencial enfatizar a importância da conservação e da
responsabilidade

Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolvidos fazem parte do clube do ambiente ( horas de enriquecimento curricular), eco conselheiros nos Conselhos eco-Escolas ( outubro, março e junho), logo já estavam motivados no espírito do eco código “ defendo a biodiversidade” plasmado pelo programa Eco-Escolas implementado, na nossa escola, desde 2009/2010. ( 10 alunos)

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema foi articulado com as outras disciplinas, como história, matemática e ciências da natureza. Por exemplo, os alunos estudaram a distribuição das espécies ao redor do globo, analisaram como as mudanças climáticas ocorreram na biodiversidade e mesmo realizaram cálculos estatísticos para entender as variações na abundância de espécies determinadas ao longo do tempo.

Divulgação:
A divulgação foi feita pelas turmas do agrupamento oralmente pelos alunos do clube com recurso a Powerpoint que será partilhado no Blogue Sou eco cidadão https://ecoaeagueda.wordpress.com