A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária de Alfena (Valongo)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Trabalho prático – BIOLOGIA E GEOLOGIA 11 (Domínio 4) - Planificação da atividade
BIODIVERSIDADE NA ESCOLA – CLASSIFICAÇÃO TAXONÓMICA DE ESPÉCIES DOS JARDINS DA ESCOLA
A atividade tem como objetivo a identificação de organismos que habitam os jardins da escola e fazer a sua classificação taxonómica.
Cada grupo deverá identificar até ao táxon espécie pelo menos o n.o de seres vivos autóctones equivalente ao n.o de elementos do grupo. Cada grupo deverá identificar organismos pertencentes a pelo menos 3 reinos diferentes. Como realizar a tarefa:
1. Faz o download da app Seek by iNaturalist
*acede às configurações e se preferires altera a língua do aplicativo para português-Brasil
* seleciona “mostrar nomes científicos”
* seleciona tirar automaticamente uma foto quando a identificação obter a espécie.
2. Desloca-te com o teu grupo de trabalho para o espaço exterior abre a app e utiliza a câmara para fazeres a identificação.
Guarda os registos na aplicação.
Faz o registo do local onde fizeste a observação.
Tens 30 minutos para realizares esta tarefa.
3. Em sala de aula e utilizando o computador vais construir uma ficha identificativa para cada um dos organismos identificados.
Cada ficha deverá conter:
- Foto do organismo
- Nome comum e nome específico
- Taxonomia
- Caraterísticas sobre o organismo identificado
- Data
- Local no espaço exterior
- Identificação do elemento do grupo que fez a identificação
Tens até dia 23 de fevereiro para terminares esta tarefa.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 18 alunos pertencentes à turma B do 11.º ano. O trabalho foi enquadradada na disicplina como atividade prática.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema enquadra-se no domínio - Sistemática dos seres vivos - Disciplia de Biologia e Geologia 11.º ano
Aprendizagens essenciais
- Distinguir sistemas de classificação fenéticos de filogenéticos, identificando vantagens e limitações.
- Caracterizar o sistema de classificação de Whittaker modificado, reconhecendo que existem sistemas mais recentes, nomeadamente o que prevê a delimitação de domínios (Eukaria, Archaebacteria ,Eubacteria)
- Explicar vantagens e limitações inerentes a sistemas de classificação e aplicar regras de nomenclatura biológica.

Divulgação:
O trabalho foi divulgado em formato digital à comunidade através da Plataforma Classroom - Sala do Clube Ciência Viva (sala de aula virtual que alberga a divulgação de diferentes atividades realizadas na escola no âmbito das disicplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia e projetos como o Eco-Escolas entre outros)