A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Infanta Dona Mafalda (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias aulas de ciências naturais entre os meses de fevereiro e maio.
Inicialmente o projeto foi apresentado às turmas e numa primeira aula (fevereiro 2023) os alunos exploraram livremente os espaços exteriores da escola (jardins, entrada…) fotografando e identificando diversas espécies, com recurso a apps.
Posteriormente, cada aluno selecionou uma das fotografias que tirou para servir de orientação para fazer o desenho da espécie, usando lápis de cor, lápis de cera e/ou marcadores.
Cada aluno pesquisou informação relativa à espécie que identificou, para construção do guia de campo.
Todo o trabalho foi desenvolvido com a constante supervisão da professora de ciências naturais.
Foram, posteriormente, selecionados alguns dos guiões de campo elaborados, para submeter.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas duas turmas de 8º ano, num total de 46 alunos, usando aulas de ciências naturais para o desenvolvimento do projeto.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O desenvolvimento do trabalho enquadrou-se nas aprendizagens essenciais da disciplina de ciências naturais de 8º ano, nomeadamente “Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola a partir de dados recolhidos no campo”.

Divulgação:
A divulgação foi feita no classroom do Eco-Escolas, a que todos os Eco-delegados têm acesso, assim como com exposição de trabalhos no dia Eco-Escolas, que comemoramos no dia 22 de maio, por ser o dia Internacional da Biodiversidade.