A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Colégio de São Miguel (Ourém)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
12º Ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto teve como objetivo a identificação das espécies arbóreas presentes nos espaços do colégio e elaboração de placas com as respetivas espécies. Também plantamos uma árvore, uma laranjeira, com o objetivo de enriquecer a diversidade de espécies arbóreas presentes em todo o nosso colégio.
Aquando da proposta para a realização deste projetos decidimos desenvolver um placar informativo sobre as aves que rodeiam o Colégio de São Miguel, folhetos informativos colocados no bar da escola e realização de jogos lúdicos com os alunos do 6° ano. Estas atividades foram realizadas ao longo de todo o ano letivo com o propósito de dar a conhecer aos jovens da nossa escola a biodiversidade que existe à nossa volta.

Envolvimento dos alunos:
Nestes projetos estão envolvidos seis alunos, divididos em dois grupos de três. Um dos grupos aprofundou o tema das aves do Colégio de São Miguel, enquanto que o outro grupo trabalhou o tema das espécies arbóreas presentes nos espaços do colégio. Os dois grupos trabalharam em conjunto na realização das atividades para melhorar as competências a nível de trabalho de equipa e melhorar a comunicação de grupo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito da disciplina de Biologia 12°, na Unidade 5 o estudo do crescimento da população humana, que pressupõe não só a preocupação não só com o presente mas também com a qualidade das gerações futuras, é necessário identificar as diferentes espécies arbóreas do ambiente escolar com o intuito de consciencializar a comunidade escolar sobre os diferentes tipos de cuidados dirigidos às respetivas espécies.
Ao nível das aves podemos associar esta temática com a disciplina de Biologia do 11° ano, mais especificamente a sistemática e taxonomia e os ecossistemas. As espécies animais são muito importantes para o bem-estar e continuação dos ecossistemas, por isso este trabalho é muito importante para aumentar a nossa educação ambiental e entender que temos de proteger as espécies animais nomeadamente as aves.

Divulgação:
Os projetos realizados foram divulgados através das redes sociais do colégio, nomeadamente, através do Facebook, Instagram, folhetos informativos afixados nas instalações do colégio e apresentação dos projetos na semana cultural de Ourém.