A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi proposto numa aula de Biologia e Geologia a nove alunos da turma do décimo ano, sendo-lhes apresentados os objetivos, o procedimento, o material a utilizar com vista à realização de uma saída de campo, no espaço escolar, para pesquisar as característica e a recolha de imagens/fotos dos seres vivos aí existentes.
Nas aulas seguintes procedeu-se à análise das fotos recolhidas e à investigação das características de cada ser vivo observado, bem como ao preenchimento do caderno de campo solicitado no projeto “A Biodiversidade, na minha Escola”.

Envolvimento dos alunos:
Os 9 alunos criaram quatro grupos, que motivados realizaram uma aula de campo, em redor do espaço escolar onde puderam então observar e recolher fotos sobre plantas, aves, líquenes e insetos aí existentes.
Com esta atividade, passaram a revelar maior capacidade de observação de espécies no meio envolvente, no seu dia-a-dia.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade enquadra-se no tema de 10º ano, Biologia e Geologia: Diversidade - Sistematizar conhecimentos de hierarquia biológica (comunidade, população, organismo, sistemas e órgãos) e estrutura dos ecossistemas (produtores, consumidores, decompositores) com base em dados recolhidos em suportes/ambientes diversificados.

Divulgação:
Exposição dos trabalhos no Dia do Eco-escolas.