A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Colégio do Sagrado Coração de Maria (Ourém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º anos de escolaridade, com alunos entre os 11 e 12 anos de idade

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Partindo do tema Biodiversidade, e de acordo com os conteúdos específicos da disciplina de Ciências Naturais de cada ano de escolaridade, 5.º e 6.º anos, foram destacados, ainda em sala de aula, alguns aspetos importantes, nomeadamente: habitat, nome comum e nome científico, características dos animais – vertebrado / invertebrado, locomoção, revestimento, regime alimentar, polinização / agentes de polinização (com destaque para as abelhas) constituição da flor, frutificação, dispersão e germinação de sementes.
Estes conceitos foram trabalhados previamente de modo que, aquando da realização da aula no exterior, os alunos já soubessem o que procurar.
Em grupos de trabalho, os alunos foram à procura de diferentes tipos de seres vivos, partilhando, posteriormente, as melhores fotografias na plataforma Teams.
Na aula seguinte, partindo de uma das fotografias recolhidas no exterior, os alunos procederam à sua ilustração, construindo molduras com cartão (de caixas de cereais e dando uso às caixas de cartão do envio de manuais escolares para a Escola).
Na terceira aula, com recurso a guias de campo e internet, identificou-se a espécie e recolheram-se informações relativas a outras características dos seres vivos trabalhados.
Por último, procedeu-se à montagem da exposição de trabalhos, procurando sempre reutilizar materiais.
A exposição irá manter-se até à Festa das Famílias, momento em que toda a comunidade educativa é convidada a celebrar o final do ano letivo.

Envolvimento dos alunos:
As turmas de 5.º e de 6.º anos de escolaridade estiveram envolvidas nesta atividade.
Foram realizadas aulas no exterior com as cinco turmas e todos os alunos realizaram os seus trabalhos, inicialmente em grupo e, posteriormente, já em sala de aula, deram continuidade ao trabalho, individualmente.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Os trabalhos realizados foram desenvolvidos no âmbito dos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências Naturais de 5.º e de 6.º anos de escolaridade.
Além disso, pretendeu-se também proporcionar atividades que permitissem aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula, aprender a observar e a respeitar a Natureza, desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa e de utilizar a fotografia como metodologia facilitadora da aquisição de aprendizagens.

Divulgação:
Será montada uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos e a atividade será partilhada nas redes sociais do Colégio e no jornal escolar.