A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes (Madalena)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
Formação Profissionalizante - 3º Ciclo

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio “A Biodiversidade na Minha Escola” foi acolhido pela equipa Eco-Escolas, da Escola Cardeal Costa Nunes, concelho da Madalena, ilha do Pico, e desenvolvido no âmbito da UFCD de Botânica, integrada no curso profissionalizante de Operador(a) de Jardinagem.
A proposta foi acolhida com entusiasmo pois estava de encontro a um dos objetivos iniciais da referida UFCD, a catalogação de todos os exemplares existentes no jardim da escola, tendo este uma área considerável.
O primeiro momento de observação teve por base um dos conteúdos de Botânica, distinguir as plantas herbáceas, os arbustos e as árvores. Formaram-se 3 grupos, ficando, cada um, com um dos referidos grupos de plantas. Posteriormente, procedeu-se à sua identificação taxonómica.
Um segundo momento, incidiu na identificação das plantas endémicas, nativas, exóticas e invasoras. Seguiu-se uma pesquisa sobre as principais características morfológicas e ecológicas das espécies selecionadas.
Em consonância com o presente projeto foi elaborado um herbário dos espécimes existentes no jardim da escola.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 8 alunos da turma PEREE FP

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio foi de encontro aos conteúdos e objetivos da UFCD de Botânica.

Divulgação:
A observação e identificação das plantas do jardim da nossa escola, assim como o status de cada espécie, foram promovidas junto das turmas do 8.º ano, com visitas guiadas ao jardim.