A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A participação no Projeto a Biodiversidade da minha escola nasceu no decorrer das atividades da Horta Biológica e perante o entusiamo dos alunos envolvidos na horta, decidiu-se apresentar a atividade a três turmas do sexto ano de escolaridade. Em conjunto com os alunos, os professores planificaram as várias etapas do trabalho e distribuíram as tarefas pelas disciplinas.
O trabalho foi desenvolvido de forma orgânica, tendo em conta os terríveis incêndios de 2017 e a necessidade de sensibilizar os alunos para a importância de valorizar e preservar a Biodiversidade.
Para a identificação das plantas e animais optou-se pela utilização da aplicação iNaturalist.
No sentido de organizar todos os registos fotográficos e trabalhos desenvolvidos a partir destes, decidiu-se elaborar um Book Creator, o qual também foi utilizado para divulgação da atividade.

Envolvimento dos alunos:
Os participantes do projeto "A Biodiversidade da minha Escola", 60 alunos de sexto ano de escolaridade, foram sensibilizados para a importância da preservação das espécies locais e, com a ajuda das professoras envolvidas na horta biológica da escola, decidiram explorar o recinto escolar em busca de diferentes espécies de flora e fauna.
Utilizando a aplicação INaturalist e outras fontes bibliográficas, identificaram e registaram fotograficamente as espécies encontradas, com foco especial no pequeno espaço da horta. A atividade também incluiu a elaboração de ilustrações para cada espécie, para que os participantes pudessem registar e representar visualmente as suas características.
A fim de manter um registo completo das espécies encontradas, criaram um caderno de campo contendo informações importantes, como o nome vulgar e científico, as principais características, a data e o local da observação, entre outras informações.
Os alunos realizaram todas as atividades com grande empenho e interesse.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade "A Biodiversidade da Escola" permitiu que os participantes aprendessem mais sobre a biodiversidade local, a importância da preservação das espécies e desenvolvessem habilidades como pesquisa, identificação de espécies e registo de informações. Foram envolvidas as disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e o Projeto Horta Bio.

Divulgação:
A divulgação foi feita a partir da criação de um Book Creator, disponibilizado no Blog do Projeto Eco-Escolas e na Página da Escola.
Será realizada, na última semana de aulas, uma exposição com as ilustrações realizadas pelos alunos.