A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano e 11º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado e implementado em forma de concurso aberto a todos os alunos da escola, com o respetivo regulamento. Apenas participaram 5 alunos (4 alunos do 8º ano e 1 aluno do 11º ano). Os alunos do 8º ano fizeram uma saída de campo e foram acompanhados pela professora de Tutoria, que leciona a disciplina de Ciências. O aluno do 11º ano realizou a atividade por iniciativa própria, apenas solicitando ajuda à coordenação do Eco-Escolas na identificação da espécie, que apoiou na utilização da aplicação do INaturalist/Biodiversity4All e com a consulta do levantamento arbóreo do espaço exterior do recinto escolar cedido pela Câmara Municipal do Porto.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos e professores da escola na divulgação da atividade. Como foi realizado em formato concurso, apenas 5 alunos participaram e submeteram os seus trabalhos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O enquadramento da atividade foi maioritariamente extracurricular, embora os 4 alunos do 8º ano tenham realizado a saída de campo e a pesquisa com o apoio da professora em sala de aula.

Divulgação:
O cartaz e regulamento do concurso foram divulgados através do site do agrupamento, página do Instagram do Eco-Escolas, cartazes espalhados pela escola e foi enviado e-mail para todos os Diretores de Turma e alunos representantes de cada turma do Eco-Escolas.
Os trabalhos serão divulgados a toda a comunidade escolar no Dia do Eco-Escolas, que será comemorado no Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, e posteriormente através dos canais próprios do agrupamento, site e Instagram.