A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A atividade “A Biodiversidade da Minha Escola” foi desenvolvida pelos alunos do 1.º ano de escolaridade da turma I, com a participação especial dos encarregados de educação/ família através da criação plástica de diversos seres vivos observados durante as pesquisas de campo.
A primeira fase do trabalho consistiu em divulgar junto dos alunos o conceito de Biodiversidade e a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas. Foram clarificados conceitos e realizados passeios informais pelos espaços escolares para melhor entendimento e apropriação.
Nesta fase, para além dos passeios com observações informais, os alunos visualizaram sites e vídeos para contextualizar e compreender melhor a atividade:
- https://biodiversidade.com.pt;
- https://www.cm-odivelas.pt/autarquia/noticias/noticia/biodiversidade-em-mural-de-arte-urbana
- https://www.daamaoafloresta.pt/pt/lista-de-artigos/portugal-um-pais-rico-em-biodiversidade
- https://www.zoo.pt/pt/conservar/biodiversidade-somos-nos/
Após a clarificação do conceito de Biodiversidade, realizaram-se saídas de campo para fazer o levantamento da variedade de seres vivos existentes no nosso espaço escolar.
Posteriormente, realizou-se a saída de campo para observação mais atenta e registo das espécies observadas. Cada aluno escolheu uma espécie (animal ou planta) para observação mais atenta e respetiva representação em desenho.
Numa saída de campo posterior, os alunos realizaram o levantamento do número de plantas existentes na escola (de forma muito generalizada): nº de árvores de diferentes espécies; nº de palmeiras; nº de arbustos e nº de plantas em vaso.
Nas aulas digitais, os alunos, individualmente, escreveram frases/ textos sobre a Biodiversidade da escola no programa Word com recurso ao Paint/ Paint 3D para ilustração do mesmo.
Paralelamente, os alunos realizaram um acróstico com a palavra “Biodiversidade” e a atividade online na plataforma Mentimeter “A minha escola tem muita Biodiversidade...”.
Para enriquecer esteticamente a atividade e trabalhar a disciplina de Educação Artística-Artes Visuais, os alunos para além de representarem a Biodiversidade em desenho, ilustraram-na com recurso à técnica de recorte sobre fundo de aguada com aguarelas.
Foram reunidos todos os desenhos e frases/ textos para construção do painel coletivo de divulgação à comunidade escolar.
Ao longo do projeto foram gravados áudios em que os alunos dizem frases sobre a Biodiversidade para realização de vídeo temático divulgado na comunidade educativa.
Em colaboração com os encarregados de educação, cada aluno representou com materiais recicláveis um dos seres vivos observados e representados em desenho durante as aulas de campo.
A atividade culminou com a exposição de trabalhos realizados em família e construção de painel coletivo com o registo em desenho das espécies observadas, textos dos alunos, acróstico, apresentação Mentimeter e informação sobre o número de plantas existentes no recinto escolar.

Envolvimento dos alunos:
Na atividade de projeto participaram 24 alunos do 1.º ano da turma I, professora titular de turma e encarregados de educação.
Os alunos tiveram um papel ativo em todas as fases do projeto:
- observação e exploração da biodiversidade existente no recinto escolar (interior e exterior);
- listagem dos grupos de espécies observados: plantas, insetos, répteis e aves;
- ilustração das espécies observadas;
- escrita individual de textos, ilustração no paint/ paint 3D, apresentação Mentimeter e acróstico no computador pessoal;
- criação com materiais recicláveis dos seres vivos observados (atividade em colaboração com os encarregados de educação);
- construção de painel coletivo e exposição de trabalhos 3D;
- gravação de áudio inserido em vídeo divulgado na comunidade escolar.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Estudo do Meio:
- Reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes;
- Reconhecer a importância do Sol para a existência de vida na Terra;
- Reconhecer que os seres vivos têm necessidades básicas, distintas, em diferentes fases do seu desenvolvimento;
- Reconhecer a importância de fatores como a luz, solo, água e sol na vida das plantas;
- Reconhecer a importância das plantas na manutenção da vida;
- reconhecer a importância dos insetos como agentes de polinização;
- Reconhecer a importância de comportamentos saudáveis na preservação da biodiversidade.
Educação Artística - Artes Visuais:
- Representar através do desenho e ilustração os diferentes grupos de espécies da biodiversidade;
- Representar com diferentes materiais e diferentes técnicas os grupos de espécies observados;
- Criar cartazes e exposições com carácter informativo considerando aspetos estéticos.
Português – Leitura e Escrita:
- Ler e escrever frases e textos sobre a biodiversidade da escola;
- Explorar e aplicar novo vocabulário na oralidade e escrita.
Matemática:
- Contagem e registo das espécies existentes no recreio.
Cidadania e Desenvolvimento:
- Promover atitudes e comportamentos responsáveis e promotores da Educação Ambiental.
Transversalmente, foram desenvolvidas competências digitais como pesquisas na internet, escrita no Word, desenho digital no Paint/ Paint3D e atividade colaborativa no Mentimeter.

Divulgação:
A divulgação foi feita através do cartaz e exposição realizada na escola.
Foi divulgado no Facebook e Instagram do Agrupamento de escolas um vídeo temático com as diferentes fases do trabalho de projeto e mensagens dos alunos.
Os encarregados de educação tiveram conhecimento da atividade de projeto e colaboraram com a realização de trabalhos artísticos com materiais recicláveis.