A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Vários anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio “A Biodiversidade da minha escola” foi apresentado e divulgado aos aulnos nas aulas de cidadania e nas essões do clube de Ambiente, que trabalharam o tema no domínio da Educação Ambiental. Dando assim aos alunos a oportunidade de conhecer o património natural, da escola e do habitat florestal envolvente à escola.
Foram realizadas aulas ao ar livre e saídas de campo (que os alunos adoraram) com ações onde os alunos foram despertos para a boa observação na procura de detalhes e de sons que estão à frente dos olhos e não veem nem ouvem.
Nas aulas, nomeadamente de ciências foi trabalhado o tema, até porque faz parte do currículo e das aprendizagens essenciais.

Envolvimento dos alunos:
Podemos dizer que todo o 2º ciclo,120 alunos estiveram envolvidos neste projeto.
Mas os alunos do clube de Ambiente foram os que estiveram mais diretamente ligados e empenhados.Os alunos prodeceram à investigação das espécies observadas( nas saídas) e recolhidas. Fotografaram. Pesquisaram. Utilizaram a disciplina de TIC para apresentar o trabalho. Fizeram a ilustraçao da espécie onde aplicaram as aprendizagens adiquiridas na disciplina de Educação Visual.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Como o tema Biodiversidade é abrangente e presente nos diversos conteúdos disciplinares e nas aprendizagens essenciais, foi trabalhado de forma interdisciplinar, nomeadamente entre a disciplina de ciências, cidadania, português, Tic, Educação Visual.

Divulgação:
,
Através de cartazes sobre as atividades.
Da constante renovação do nosso placar afixado no átrio principal.