A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Aula Conde (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A atividade foi planificada pela educadora em parceria com o grupo de crianças.
Objetivos: estimular a curiosidade, promover o conhecimento da biodiversidade e sensibilizar para a preservação das espécies existentes no espaço escolar.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas 20 crianças da Educação pré-escolar.
Estas crianças usufruem, em pleno, do espaço exterior do estabelecimento e estão familiarizados com as múltiplas atividades aí desenvolvidas. Estão sensibilizadas para a importância da preservação das espécies existentes na escola e cada vez mais despertas para a proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar.
Através da concretização do jardim suspenso, construído com materiais reciclados, e da sensibilização feita para a importância dos polinizadores, através da construção e instalação de hotéis para insetos, comedouros e abrigos para pássaros, prosseguimos com a requalificação do espaço exterior iniciada no ano letivo anterior, com a introdução de novas árvores e plantas.
Com o envolvimento da Associação de Pais continuamos a Preservar e Regenerar o nosso espaço exterior, através da reciclagem de mais pneus em floreiras, com vários tipos de plantas e na plantação de algumas árvores de fruto.
Após a captação das imagens, fizeram-se pesquisas e elaboraram-se registos (Ervário) sobre as espécies encontradas. A concretização dos objetivos propostos com esta atividade foi alcançada com sucesso.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Na base da planificação de todos os projetos que nos envolvemos estão as Áreas de Conteúdo definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE).

Divulgação:
A divulgação foi feita no placar Eco escolas e através do Facebook.