A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Educação Especial

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Acolhemos este projeto com muito entusiasmo, pois a biodiversidade existente na nossa escola é diversificada. Este foi um tema importante para os alunos realizarem aprendizagens sobre a variedade de vida na quinta onde se localiza a instituição escolar, que frequentam diariamente. Assim, deu-se a conhecer aos mesmos o desafio proposto, definindo as etapas para a sua concretização.
Procedeu-se então à planificação do trabalho, em seguida à sua organização e por último à sua implementação.
Foi realizada uma pesquisa das espécies existentes e posteriormente escolhidas cinco. Estas foram as seguintes: nespereira, amendoeira, alecrim, burro e galinha gótica. Fez-se a observação destas no terreno e recolheram-se as imagens, posteriormente forneceram-se as imagens aos alunos que, as colaram e ao seu lado desenharam a espécie, realizou-se a pesquisa do seu nome vulgar e científico que, foi registado no caderno de campo, em seguida as suas caraterísticas e procedeu-se ao seu registo.
O material utilizado, para a realização do desafio, foi papel, lápis de carvão e de cor, cola UHU e imagens impressas a cores.
Este foi um projeto importante para os alunos, uma vez que ficaram a conhecer bem as espécies trabalhadas e com uma maior consciência de que devem ser protegidas e preservadas.

Envolvimento dos alunos:
Foram 8 alunos da turma B que desenvolveram este desafio Eco-Escolas. Os intervenientes, deste projeto, desenvolveram a tarefa com muito interesse, empenho e motivação, pois foi uma tarefa que acharam muito interessante e gratificante, ficando a conhecer melhor espécies, vegetais e animais, com as quais convivem diariamente no espaço escolar. Por isso, esta atividade, foi muito significativa. Daí o grande envolvimento e empenho dos alunos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O espaço exterior que envolve a escola tem um ecossistema favorável à biodiversidade, preservada pelo alunos, no desenvolvimento de várias atividades curriculares e extracurriculares.
A promoção e defesa ambiental constituem o eixo central do Plano Educativo da Escola, que atravessa transversalmente todas as suas áreas curriculares e se materializa em todas as atividades desenvolvidas, para cumprimento das competências estabelecias no Programa Educativo Individual de cada aluno.

Divulgação:
A divulgação, numa primeira fase, foi feita no Placar Eco-Escolas, da nossa escola e numa fase, posterior será feita na página do Facebook da escola.