A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º Ano / 8º Ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No Clube Ciência Viva na Escola, com a designação de “Ciência em Ebulição”, houve a recolha de plantas do jardim, as quais foram identificadas com o nome comum e o nome científico, recorrendo à aplicação Plantnet. Em seguida os alunos colocaram as plantas individualmente em folhas de papel de jornal e posteriormente numa prensa.
Posteriormente, os alunos da turma 7ºG, em Cidadania e Desenvolvimento, retiraram as folhas da prensa e colaram cada planta seca numa folha de papel vegetal com a indicação do nome comum e nome científico de cada planta.
Seguidamente pesquisaram sobre as características de cada planta, recorrendo à aplicação biodiversity4all.
Por fim, foi construído o herbário com folhas de cartolina preta como capa e as diferentes plantas secas em folhas de papel vegetal.
Posteriormente, a professora elaborou um livro digital na ferramenta digital Canva utilizando as fotos do herbário construído.

Envolvimento dos alunos:
Do Clube Ciência Viva na Escola foram envolvidos 5 alunos que foram ao jardim da escola, recolheram amostras de plantas e no laboratório fizeram a identificação das plantas recorrendo à aplicação Plantnet, procedendo em seguida à sua colocação em folhas de jornal para que depois fossem colocadas numa prensa.
Na turma 7ºG estiveram 22 alunos envolvidos na construção do herbário em folhas de papel vegetal.

Enquadramento curricular e extracurricular:
No Clube Ciência Viva a realização da atividade teve como objetivo estudar a biodiversidade do jardim da escola, havendo como resultado a construção de um herbário digital.
Em Cidadania e Desenvolvimento, com o desenvolvimento do domínio Desenvolvimento sustentável, houve a possibilidade de participar no projeto Biodiversidade na minha escola, tendo a professora ponderado na construção de um herbário em papel vegetal com as amostras de folhas secas das plantas do jardim da escola.
O cumprimento de outros domínios em Cidadania e Desenvolvimento não possibilitou a utilização de muitas aulas para o referido projeto. Para tal, a professora supõe que com a partilha do livro digital (feito com fotos do herbário em papel vegetal) os professores a nível do 8º ano poderão dar continuidade ao projeto, uma vez que a nível do 8º ano leciona-se os ecossistemas, enquadrando-se este tema.

Divulgação:
A divulgação está a ser feita com a partilha no moodle da escola do link do livro digital (que contém as fotos do herbário em folhas de papel) esclarecendo a comunidade educativa da biodiversidade existente no jardim da nossa escola.
Será enviado para os colegas de ciências naturais para divulgação através das suas equipas Teams.