A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
12º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Primeiramente foi feita uma pesquisa de quais os insetos existentes na área onde queríamos implementar o Hotel de Insetos. Foram fotografados e identificados.
Foi feito um estudo sobre os seus nichos ecológicos. Aforma como os insetos se reproduzem, o tipo de habitat adequado à sobrevivência de cada inseto.
Posteriormente foi elaborado o Hotel adequado à sobrevivência da fauna insetívora existente, com materiais reciclados e implementado no jardim da nossa escola.

Envolvimento dos alunos:
Os cinco alunos envolvidos no projeto mostraram-se muito empenhados e motivados ao longo do desenvolvimento de todo o projeto, dispensando muito tempo no estudo e execução do Hotel de Insetos. Foram eles que escolheram a temática do projeto que queriam desenvolver.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Os alunos foram convidados, no âmbito da disciplina de 12º ano de Biologia, a desenvolver projetos enquadrados no capítulo " Preservação do meio ambiente - sustentabilidade".

Divulgação:
Concorreram com o seu Hotel ao concurso da Quercus #hoteldeinsetos#. O projeto foi divulgado através das redes sociais da escola: instagram e facebook e através da página da escola.