A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (Barreiro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
1º ano de licenciatura

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro-IPS) está inserida num Campus onde é possível encontrar espaços exteriores com importante diversidade florística e faunística. Nesses espaços, que circundam a ESTBarreiro-IPS, é possível encontrar diferentes habitats tais como prados, onde predominam as plantas espontâneas, áreas ajardinadas, onde existem plantas cultivas tais como o alecrim, o pessegueiro ou a oliveira e uma mata, onde existem árvores de grande porte tais como pinheiros e sobreiros. Estas plantas formam abrigos e fornecem alimento a várias espécies de artrópodes, aves e morcegos, que ali permanecem ao longo do ano.
Estes espaços exteriores foram utilizados nas atividades desenvolvidas com os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Biotecnologia, no âmbito das aulas práticas laboratoriais da unidade curricular (UC) Biologia Geral. O objetivo do trabalho proposto foi promover a observação e caracterização de espécies existentes nesses espaços, aprofundar o conhecimento sobre algumas espécies (ou grupo de espécies) selecionadas pelos estudantes, estimular a criatividade artística através da elaboração de ilustrações de espécies e reconhecer que espaços verdes urbanos podem também ter elevada diversidade.
Para a parte metodológica de observação, realizou-se uma saída aos espaços exteriores, sob a supervisão dos professores da UC. Os vários espaços foram percorridos e caracterizados quanto à composição em espécies. No caso dos artrópodes, ocorreram amostragens, com utilização de redes entomológicas, que permitiram também observar a diversidade associada aos diferentes habitats. A identificação das espécies foi, sempre que possível, feita no local, com auxílio de livros de campo ou aplicações de telemóvel direcionadas para a identificação a partir de recolha de imagem do organismo. Quando não foi possível fazer a identificação no local, o espécime foi transportado e analisado em laboratório, com o auxílio de lupa binocular e suporte bibliográfico adequado.
Com esta atividade foi possível aplicar conhecimentos sobre o tema da biodiversidade e contribuir para a caracterização dos espaços exteriores da ESTBarreiro-IPS no que diz respeito às espécies que ali habitam. A atividade também estimulou o interesse dos estudantes pela proteção dos espaços exteriores da sua instituição de ensino.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 53 estudantes, divididos em grupos de 3 a 4 elementos e supervisionados por 3 docentes da Unidade Curricular de Biologia Geral do curso de Licenciatura em Biotecnologia. Ocorreu uma saída aos espaços exteriores da ESTBarreiro-IPS para observação e recolha de exemplares para identificação taxonómica no laboratório. Cada grupo de estudantes dedicou-se ao estudo de uma espécie ou conjunto de espécies (plantas, artrópodes e aves). Depois de identificadas as espécies, os estudantes dedicaram-se à elaboração de uma ficha de espécie, que incluiu a recolha de informação sobre as principais características da espécie e a elaboração de uma ilustração.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi realizado no âmbito da UC Biologia Geral onde são abordados aspetos referentes à biodiversidade, espécies autóctones, exóticas e invasoras, serviços de ecossistemas e conservação da biodiversidade. Numa perspetiva extracurricular, os estudantes aplicaram técnicas de ilustração e de atenção aos detalhes inerentes a cada organismo.

Divulgação:
Os trabalhos selecionados ficarão afixados no laboratório de aulas práticas.