Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Emídio Navarro-Viseu (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual em resposta ao desafio lançado pelo clube Eco-Escola.
A sensibilização foi feita através da consulta do regulamento no respetivo site https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/onde-esta-o-ecolapis/ e de todo o material de apoio existente, nomeadamente, vídeos, oficina e trabalhos de outras edições, seguida de debate sobre a pertinência do tema, as perceções, preocupações e opiniões dos alunos, tendo em conta os seguintes aspetos:
- a relação de cada um com os rios e oceanos (vivências, experiências, emoções…);
- a diversidade de espécies nos oceanos;
- a poluição, os resíduos e a sustentabilidade dos rios e oceanos e as consequências na vida de todos;
Em sequência, cada aluno elaborou uma breve pesquisa de imagens ilustrativas das ideias-chave lançadas.
(na aula de Físico-Química jogaram…. «Onde está o Ecolápis?»)
Palavras da aluna sobre o seu trabalho
«Para responder a este desafio inspirei-me em algumas imagens que pesquisei das quais selecionei alguns elementos que juntei numa só composição e acrescentei outros para reforçar a minha mensagem.
As águas refletem o que se passa à sua voltam e misturam imagens do seu interior, por isso
utilizei muitas cores para simbolizar a vida e a alegria, nesta cena caótica e infeliz, com as silhuetas das fábricas ao fundo, que representam a humanidade, sobre um céu cor de fogo e a minha baleia que simboliza a vida presente nos oceanos.
No meu desenho a baleia encontra-se separada ao meio pela linha do mar, acima do mar a baleia está viva e no mar encontra-se morta… o fundo do mar está cheio de plástico e poluição que é a marca da humanidade no mar.
Com esta composição eu quero mostrar que vivemos numa ilusão e que na realidade a «vida está a morrer.»