Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
INTRODUÇÃO
Determinou-se, como escopo primário desta atividade, a divulgação e compreensão de conceitos inerentes ao Meio Ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, como via essencial para a promoção de práticas, valores e comportamentos respeitadoras e conscientes das problemáticas ambientais atuais.
A prossecução de tal objetivo dependeu, em grande medida, da apresentação dos mencionados conceitos através de ferramentas multimédia, em que privilegiámos os recursos animados e dinâmicos capazes de granjear o entusiasmo e a participação ativa dos alunos.
DESENVOLVIMENTOS
Num segundo momento, mais propenso à aplicação pragmática dos conceitos assimilados, procedemos à esquematização ou idealização de um cenário aquático em que proliferasse uma panóplia de espécimes de flora e de fauna marítima em que se registasse, igualmente, a presença de resíduos provenientes da ação humana.
Tal ilustração deveria refletir o desânimo da vida animal perante a decadência provocada pelos detritos e resíduos que a poluíam. Cremos, portanto, que o resultado final desta atividade atesta, eficazmente, a compreensão absoluta dos conceitos e a perícia colocada em prática pelos alunos.
CONCLUSÃO
Torna-se claro, após a concretização desta atividade, que a temática ambiental, em toda a sua abrangência conceptual, logra conquistar uma grande e entusiasmante adesão por parte dos alunos, o que, só por si, justifica a continuidade deste projeto. A abertura com que as crianças encaram o tema da consciencialização ambiental e a sua disponibilidade espontânea para evocar uma diversidade assinalável e criativa de soluções para as questões emergentes define-se, logo, como um momento catalisador da esperança num futuro mais risonho.