Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Colégio Monte Flor (Oeiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A turma envolvida no projeto, sala dos 5 anos, iniciou a exploração do mesmo, partindo da visualização do Vídeo de apresentação da Farber Castell " Onde está o ecolápis?". A Educadora explicou os pontos abordados no vídeo, deste diálogo surgiram várias perguntas, partilhas de experiências pessoais de comportamentos que devemos adotar e que muitas crianças já desenvolvem, que protegem a Natureza.
Aproveitando a chegada do bom tempo, exploraram o tema da proteção e cuidado com os Oceanos e rios. Relembrando como é importante protegermos os animais, as plantas, toda a vida que existe nas águas. Depois de canções, histórias e vídeos diversos sobre o tema a Educadora desafiou o grupo, a realizarem desenhos colaborativos, onde cada grupo ( divididos em 5), partilhou o mesmo desenho, acrescentando elementos sempre que o desenho chegava a si, utilizando os materiais que tinham disponíveis: lápis de cor, canetas de feltro e aguarelas.
Surgiu então através do projeto Onde está o Ecolápis, um trabalho de cooperação, equipa e entreajuda, caraterísticas necessárias, para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que promovam uma Educação para a Sustentabilidade.