Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
No início do ano letivo foi proposto à Turma dar continuidade ao tema aglutinador do nosso Projeto “A Biodiversidade no recreio da nossa escola”, que pouco foi trabalhado no ano anterior devido aos condicionamentos que vivemos com a pandemia.
Neste sentido foi muito fácil motivar os alunos para este desafio, que aceitaram de imediato. Antes de iniciarem o trabalho de pesquisa sobre esta temática, a visualização dos vídeos disponibilizados pela plataforma Eco-Escolas, reflexão e troca de opiniões sobre os seus conteúdos, foi o ponto de partida para se familiarizarem com a temática, materiais que iriam utilizar e técnicas de trabalho que desconheciam.
De seguida em pequenos grupos e na modalidade de trabalho autónomo iniciaram as suas pesquisas e respetivos registos, sobre a vida nos oceanos, mares e rios, identificaram diferentes formas de vida e os efeitos da poluição.
Apresentaram as suas conclusões ao grupo turma, refletiram em conjunto sobre a responsabilidade dos atos dos seres humanos sobre a natureza, sugestões sobre forma de ajudar a salvar a vida destes meios aquáticos.
Já na fase prática desta atividade foi nítido o envolvimento de todos na elaboração dos seus esboços/projetos respeitando o tema trabalhado, concretização dos trabalhos de acordo com os modelos bem como a aplicação das técnicas adequadas ao tipo de materiais utilizados, procurando encontrar os tons mais aproximados ao ambiente aquático que queriam representar, explorando diferentes texturas e integrando simultaneamente be de forma adequada, estratégias habituais de desenho, recorte e colagem.
No final foi uma surpresa para mim ver a qualidade dos trabalhos que apresentaram dado ser a primeira vez que trabalhavam com materiais de pintura diferentes dos usuais: lápis de carvão, lápis de cor e marcadores, permitindo-lhes explorar novas técnicas de ilustração e pintura, sem nunca deixarem de ter presente o tema do trabalho. Esta situação apenas teve um senão, a dificuldade em selecionar o trabalho a enviar, pois considero que foram todos vencedores.