Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Encosta do Sol (Caldas da Rainha)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Onde está o Ecolápis? Rios e Oceanos
Memória descritiva
O Jardim de Infância Encosta do Sol realizou duas composições gráficas em trabalho colaborativo, em que houve a participação de todas as crianças do grupo, denominados JIES1 e JIES2.
Estes trabalhos surgiram na sequência do projeto que está a ser desenvolvido no JI sobre a preservação da natureza e sermos solidários com o ambiente.
A participação no “Onde está o Ecolápis? Rios e Oceanos” pretendeu consciencializar para a importância da preservação dos oceanos e das espécies existentes, alertando para os cuidados a ter e a forma correta de atuar para um ambiente saudável e sustentável. As crianças ficaram despertas para a importância da reciclagem, de não deitar lixo para o chão, nas praias e no mar.
É de salientar que as crianças desenvolveram a imaginação e a criatividade ao elaborarem as composições gráficas, e no final em grande grupo refletiram e mencionarem que os trabalhos representavam um mar solidário, que somos amigos do ambiente e não devemos deitar lixo para o mar.
Para elaborar as composições gráficas foram utilizadas as seguintes técnicas:
JIES2 – base em folha cartolina A3 na vertical, utilizando a técnica de pintura de papel crepe; peixes, tartarugas, polvos, estrelas do mar elaborados os desenhos em base de aguarela, lápis de cera, lápis de cor e contornados com marcadores, recortados e colados; algas recortadas em papel crepe. Para o ecolápis foi utilizado lápis de cor e marcadores, e está escondido no lado esquerdo inferior, atrás de uma alga.