Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE de São Roque (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber- Castell
- Apresentação do desafio
• explicação da proposta de trabalho e do regulamento do desafio;
• conhecimento do ciclo da vida do Ecolápis através da Brochura do Ecolápis e do Cartaz com o ciclo do Ecolápis;
• visualização dos vídeos sobre o ciclo do lápis.
- Realização de trabalhos
• execução de desenhos pelos alunos da turma;
- Técnicas utilizadas
• as técnicas utilizadas foram essencialmente o desenho e a pintura
- Materiais
• lápis de grafite
• lápis de cor
• caneta posca branca
- Seleção do trabalho a enviar
• seleção pelos alunos do melhor trabalho realizado na turma.
- Descrição
Os alunos após tomarem conhecimento sobre o desafio e o regulamento, visualizaram todo o material disponibilizado, inclusive os vídeos da ABAE sobre o ciclo do lápis. Tomaram conhecimento de que o lápis que utilizam diariamente é feito de grafite e não de carvão, como muitos erradamente o chamam.
Nos vídeos que assistiram, os alunos descobriam todo o ciclo do lápis e todo o trabalho que é feito de proteção do meio ambiente e de sustentabilidade da Faber-Castell.
Também observaram os trabalhos dos anos anteriores para perceberem bem o que se pretendia. (Gostaram muito de «descobrir» o Ecolápis escondido – foi mesmo uma animação!)
Foi apelado aos alunos que tivessem em conta o tema deste ano «Rios e Oceanos» e que fossem criativos a «camuflar» o seu Ecolápis.
Após a realização dos trabalhos pelos alunos da turma, foi escolhida a ilustração da aluna Sofia Laurinda Gouveia Gomes, com 9 anos.
Prof. Ana Filipa Mendes
Alunos da turma do 3º ano B