Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE Areeiro e Lombada (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos das duas turmas do 2ºano de escolaridade da escola EB1/PE do Areeiro e Lombada, concelho do Funchal. Foi executado tanto na atividade de Expressão Plástica como no clube Eco.
O concurso foi “apresentado” aos alunos, após terem assistido, na escola, a uma palestra do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, do Funchal, intitulada “Um mergulho para conhecer a vida marinha”. Através desta palestra puderam conhecer a fauna marinha existente na ilha da Madeira, reconhecer quais as ameaças à fauna marinha e tomar consciência da importância das várias espécies e a necessidade da sua preservação.
Os alunos demonstraram bastante interesse e motivação pela temática apresentada. Puderam visualizar o vídeo do ciclo da Faber-Castell e o do worshop 2: oficina de ilustração - “Onde está o eco-lápis?”. Pesquisam igualmente fotografias do fundo do mar para se poderem “inspirar” para os seus trabalhos. Foi escolhida, para a execução dos trabalhos, a técnica de desenho e pintura com aguarela, lápis de cor, lápis de cera e também pastel de óleo. Após a execução dos trabalhos, foram selecionados 5 trabalhos, de ambas as turmas.