Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
● Contextualização do trabalho
O EcoLápis está de visita ao Mundo Aquático! Passando por entre Rios, e mergulhando por entre Fauna e Flora, chega aos Oceanos. O desenho apresentado tem como principal objetivo mostrar a Grandiosidade e Beleza dos Oceanos no seu estado puro, sem poluição! Procura espelhar a diversidade da Biodiversidade marítima e, por isso a necessidade de a preservar!
Este belíssimo trabalho, inspirado nas ilustrações de Martin Handford "Onde está o Wally", é sobre a procura do EcoLápis que se encontra envolvido no trabalho representado. Este está “camuflado” na ilustração para ser de difícil identificação, onde outros "falsos" eco-personagens existem para confundir. Onde estará o Verdadeiro Eco-Lápis?
● Envolvimento dos alunos
Este desafio foi desenvolvido pelos alunos das cinco turmas do 8.º ano nas disciplinas de Artes. De várias imagens e vídeos acerca da problemática da poluição e necessidade de preservação deste Ecossistema, os alunos basearam-se na sua imaginação, pesquisa de fauna e flora relevantes para as suas ilustrações. Foi feita exposição e divulgação de todos os trabalhos (com bastante qualidade, por sinal) tendo sido proposto à comunidade escolar uma votação de entre oito "Desafios Ilustrados." Este, da aluna Rita Machado, foi o mais apreciado e que reuniu maior número de votos.
● Técnica utilizada
Foram usados na sua maioria materiais riscadores como, lápis de cor, grafites e canetas de felto de ponta fina. O desenho foi utilizado como técnica principal para representar o fundo do mar (cenário) sendo a colagem utilizada para acrescentar os elementos marinhos (vegetação e animais), os quais foram desenhados, coloridos, recortados e por fim colados sobre o cenário aquático. A noção de tridimensionalidade foi o objetivo deste processo de trabalho.
● Personagem do Eco-Lápis
Há falsos personagens Eco-Lápis, espalhados pelo desenho, e à semelhança do "Wally" estão pintados de cores diferentes e "incompletos" para confundir. O Eco-Lápis verdadeiro, encontra-se no eixo central do desenho e está envolvido na cauda de um Cavalo-Marinho, animal em vias de extinção. Este animal que abraça o Eco-Lápis foi escolhido para alertar para essa Problemática.