Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB Igreja Sande S. Martinho (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O desafio começou com a apresentação do vídeo, proposto pela Faber Castell, sobre a sustentabilidade dos seus lápis, aos alunos da turma do 1º ano. Posteriormente, os alunos foram convidados a esconder o lápis Faber Castell no fundo do mar, não sem antes terem sido sensibilizados para a problemática da poluição dos oceanos. Em grande grupo, delineou-se a mensagem que se pretendia transmitir com a imagem: mostrar os seres marinhos zangados com todo o lixo que assola o seu habitat. O trabalho foi elaborado com a colaboração de todos os alunos. A docente pintou o fundo da tela, tendo todo o restante trabalho sido realizado pelos alunos, com a sua orientação. Uns pintaram as algas, outros o coral e todos fizeram os seus espécimes marinhos, que colaram na tela. Estes foram dispostos de maneira a funcionarem como uma barreira contra o lixo, maioritariamente de plástico. As miniaturas foram oferecidas por colegas da sala do 2º ano.
As tintas usadas foram acrílicas.