Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
“O Projeto “Onde está o Ecolápis” – iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell e inspirado no livro “Onde está o Wally” – foi divulgado no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual. Os alunos foram desafiados a elaborar trabalhos de ilustração de um ambiente marinho onde deveria estar representada a personagem “Ecolápis”.
Nas disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento, o projeto possibilitou aos alunos um aprofundamento dos seus conhecimentos e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, uma reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos, bem como o desenvolvimento da criatividade.
No âmbito da disciplina de Educação Visual, a docente Carla Cardoso articulou o projeto com unidades temáticas curriculares, nomeadamente na abordagem da cor, forma, ilustração e comunicação.
Os alunos, do 9º ano de escolaridade, aderiram com entusiasmo ao projeto, notando-se um envolvimento crescente à medida que o mesmo se concretizava.”. De todos os trabalhos obtidos, procedeu-se a um "concurso", tendo o trabalho aqui apresentado (do aluno Lucas Penteado, do 9º MC) obtido o maior número de preferências.