Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB S. Faustino (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Este trabalho surgiu no âmbito do Projeto Eco-Escolas e foi elaborado após a exploração em sala de aula, sobre o tema.
Foram analisadas as informações do Eco- Escolas antes dos alunos iniciarem a tarefa.
Para realizar este trabalho usamos várias técnicas: o desenho, pintura com vários materiais (tipos de lápis e tintas), o recorte e a colagem para montar o fundo do mar.
Para sabermos a importância e como são feitos os lápis e as cores que usamos todos os dias na nossa escola fomos à floresta primeiro observar as árvores porque é das árvores que se fazem os lápis. Colocamos de seguida a seguinte questão: Mas os lápis são feitos com todos os tipos de árvores?
Para responder fomos investigar – teve de ser no telemóvel porque não temos computador na sala nem internet! Mas depois fizemos um trabalho de investigação e um mapa mental para registar tudo o que aprendemos e as dúvidas que ainda ficamos.
Os lápis da Faber-Castell mostraram-nos como são feitos de forma a respeitar o meio ambiente e os gostos e trabalhos das crianças como nós e, também dos adultos como a nossa educadora, que gosta bem de pintar com cores diferentes.
O desenho foi elaborado por várias crianças do grupo, tentando que o mesmo espelhasse os conteúdos trabalhados em várias áreas e abrangendo os temas do projeto eco-escolas principalmente a aventura no Mundo Aquático, visitando os rios e os oceanos.
Foi objetivo de todos, através do desenho desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O ecolápis está escondido no fundo do mar que é representado no trabalho e nas algas.
O grupo do JI